TOPO

SERVIÇOS - HEMOTERAPIA

Contamos com toda aparelhagem necessária para o processamento do sangue (centrífuga refrigerada e extratores de plasma) e para o acondicionamento do sangue (refrigeradores e freezers) com controle de trepidação, temperatura e umidade.

Todas as nossas bolsas de sangue acompanham equipo de transfusão com filtro para retenção de coágulos e com controle de gotejamento, resultado de exames laboratoriais e torneira de três vias no caso de papa de hemácias. Nossas bolsas são lacradas e embaladas hermeticamente evitando violações e contaminações assegurando a máxima qualidade a nossos produtos.

SANGUE TOTAL REFRIGERADO

O sangue total refrigerado é assim chamado quando é armazenado entre 1 e 6°C por um tempo maior que 24h após a coleta. Esse produto promove a expansão do volume sangüíneo, aumenta a capacidade de transporte de oxigênio e fornece uma fonte de proteínas e fatores estáveis da coagulação (fatores II, VII, IX, e fribrinogênio). Deve ser eleito quando o animal estiver com o hematócrito inferior a 15%, principalmente nas anemias arregenerativas.

SANGUE TOTAL FRESCO

O sangue total fresco é freqüentemente utilizado em pacientes com hemorragias maciças que levem à hipovolemia com perda aguda maior que 20% do volume sangüíneo em anemia com trombocitopenia. Esse produto promove a expansão do volume sangüíneo e aumenta a capacidade de transporte de oxigênio do receptor. Também fornece plaquetas viáveis e fatores de coagulação.

CONCENTRADO DE HEMÁCIAS OU PAPA DE HEMÁCIAS

A transfusão com papa de hemácias é indicada em casos de anemias graves sem desidratação, em cardiopatas anêmicos ou em animais com ancilostomose sem perda de volemia. Para preparar esse hemoderivado, o plasma é retirado da unidade de sangue total e as hemácias permanecem na bolsa. Esse processo deve ser acelerado por meio de centrifugação. O produto deve ser armazenado a uma temperatura entre 1 e 6 °C. O anticoagulante CPDA-1 proporciona uma validade de 35 dias.

PLASMA FRESCO CONGELADO

O plasma fresco congelado contém todos os fatores de coagulação, inclusive os fatores instáveis V e VIII. É fonte de proteínas plasmáticas e expansor de volume. Este produto deve ser separado (por centrifugação) em até de 6 a 8 horas após a doação. O Plasma fresco congelado é preparado a partir de uma unidade de sangue total fresco, onde o plasma é separado das hemácias por meio de centrifugação e depois extraído. O armazenamento deste produto deve ser entre –30 a -18 oC por 1 ano. O plasma fresco congelado é utilizado para o tratamento de pacientes para todos os tipos de deficiência de fatores de coagulação (hereditárias, síndromes paraneoplásicas, hepatopatias, pancreatites, CID, deficiência do fator VIII edoença de von Willebrand ), em hipoproteinemias (queimados, perdas hepáticas e renais, parvovirose e cinomose), em hipoglobulinemia, em casos de septicemia, em pacientes sob anestesia em que exista risco de hipotensão ou alteração da ligação da droga com as proteínas, hemorragia devido à intoxicação por antagonistas da vitamina K, deficiência de vitamina K, em hemofilia B e em acidente ofídico botrópico.

CONCENTRADO DE PLAQUETAS

Os concentrados de plaquetas são preparados pela centrifugação do plasma rico em plaquetas. O excesso de plasma é retirado e as plaquetas que restaram são viáveis durante pelo menos 5 dias após a data da flebotomia, se forem armazenadas entre 22 e 25°C.

Para prevenir a agregação plaquetária e oferecer condições adequadas para a troca de oxigênio e dióxido de carbono, o concentrado plaquetário deve ser armazenado sob agitação suave e contínua. Esse produto é indicado nos casos de hemorragia por trombocitopenia, em trombocitopatia, nas Intoxicações por antiinflamatórios não-esteróides e nas Erliquioses.

CRIOPRECIPITADO

Contém glicoproteínas de alto peso molecular principalmentefator VIII, fator de Von Willebrand (FvW), fator XIII , fibrinogênio e fibronectina e se constitui na principal fonte de fibrinogênio para transfusão.
Indicações: As mesmas de plasma fresco congelado, sendo que o CRIO tem concentrações bem maiores por unidade, de fibrinogênio e fator XIII , pode ser utilizado na reposição de fibrinogênio em pacientes com hemorragia por hipofibrinogenemia congênita ou adquirida e na deficiência do fator XIII
Contra indicações: Reposição de fatores V, VII e IX.

ENDEREÇO

Rua C 118, Qd. 241, Lt. 01, Jardim América, Goiânia - GO, 74.255-490

TELEFONE

62. 3637-7771